segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Tudo sobre: Beck


Escrito por: DorfoLlyuD

Hey mina! Make some noise!!!! Hoje o post está no clima de música, e não é qualquer estilo, está no maior clima de rock n’ roll japonês já criado! Irei falar hoje sobre um dos mangás, relacionado à música, de maior sucesso, desde sua história, anime, live action, extras e tudo o que vocês tem direito.
Beck ou Mongolian Chop Squad é um anime/mangá musical sobre a trajetória de uma banda independente, desde a sua formação, aprendizado dos músicos e escala para o sucesso. Beck é um mangá escrito por Sakuishi Harold publicado mensalmente pela revista Shonen Magazine em 1999. Beck conta a trajetória de cinco adolescentes que formam uma banda de rock e passam por todos os problemas possíveis que toda banda independente sofre. Para aqueles que têm banda ou já tocaram em uma vão se identificar demais com o anime assim como eu me identifiquei.
O personagem principal do anime é Tanaka Yukio, ele é um garoto normal, nem um pouco popular e com pouco conhecimento sobre rock, ele costuma ouvir musicas pop como da cantora Kuniyoshi Chiemi, muito famosa no mundo de Beck. Yukio tem o apelido de “Koyuki”, pois quando era mais novo e estudava em outra escola com sua amiga Ishiguru Izumi, havia outro aluno com o mesmo nome dele, e para diferenciá-los ela o apelidou assim. Ko significa criança ou pequeno. Isso é baseado em dois jogadores de beisebol que tem o mesmo nome ou com lutadores de Nipponham. Para distinguir os dois, eles recebem apelidos como Koyuki ou Ooyuki, pequeno Yuki e grande Yuki.
A vida de Tanaka é simples e sem nada demais, ele a considera parada e sempre está pensativo de quando algo acontecerá para mudá-la. Um dia voltando da escola ele ajuda um cachorro, um tanto quanto diferente, as partes de seu corpo aparentam ser remendadas, como se cada parte fosse de um cão diferente (A explicação para isso ocorre muito a frente apenas no mangá, no anime isso não é explicado). Espantando os garotos que judiavam do pobre cão, ele conhece o dono do cachorro, Minami Ryuusuke, apelidado de Ray. Ray é um japonês que viveu boa parte de sua vida em Nova York junto de sua irmã mais nova, Maho. Ryuusuke é guitarrista de uma banda local chamada Serial Mama.
A partir desse momento a vida de Koyuki muda completamente, ele acompanha Ryuusuke até um show que ele vai fazer com sua banda em um bar próximo, Tanaka fica comovido com o som que acaba de ouvir, Ray é um guitarrista extremamente habilidoso, mas durante a apresentação ocorre um problema, alguns produtores estavam assistindo ao show para possivelmente contratarem a banda, mas devido a essa falha eles vão embora. Serial Mama se separa e assim nasce a rivalidade entre Ryuusuke e Eiji, segundo guitarrista e líder da Serial Mama. Ryuusuke diz a Eiji que irá montar a melhor banda do mundo e Eiji aceita o desafio.
Ray incentiva Koyuki a começar a aprender a tocar guitarra e lhe empresta uma nova, e a partir dai o anime realmente começa.
Existem diversos personagens marcantes na série que não se pode deixar de falar.

Chiba Tsunemi:  Futuro vocalista da banda. Sempre agitado e muito carismático, está sempre buscando encontrar uma garota. Possui um estilo hip-hop quando está no palco, agitando a plateia e passando uma grande energia a quem assiste ao show. (Segundo o autor ele foi inspirado em Zack de La Rocha do Rage 
Against the Machine)



Taira  Yoshiyuki: O que falar do melhor baixista japonês que já existiu? Seu estilo funk deixa claro que Harold se inspirou em Flea do Red Hot Chili Peppers para cria-lo. Sempre sério e em busca de uma banda em que haja uma verdadeira química entre seus membros. Ele participou de três bandas antes de entrar no Beck.

Yuji  Sakurai: Melhor amigo de Koyuki, baterista nato, aprende a tocar por influencia do irmão, que ao longo do tempo veio a se tornar um jogador de beisebol deixando de lado a música. Saku, como é chamado por Tanaka, sempre está com ele, defendendo-o e o ajudando quando preciso.

Minami Maho: Irmã mais nova de Ryuusuke, possuí 14 anos como Koyuki. Apesar de ser uma excelente cantora ela buscar seguir o rumo de atriz e pretende estudar cinema. Tem vários amigos famosos, incluindo Miyzawa Manabu, ator e futuro vocalista de Belle Ame, banda rival do Beck.


Ryuusuke Minami: Líder da banda, guitarrista com seu próprio estilo e muito talentoso, compõe a maioria das letras das músicas do Beck. Viveu boa parte de sua vida nos Estados Unidos onde passava o tempo, na maioria das vezes, roubando carros com seu amigo Eddie. Eddie foi quem lhe ensinou a tocar guitarra. Em um desses roubos ele encontra a guitarra Lucille e o cachorro Beck, tempos depois ele descobrirá que esse roubo pode custar a sua vida.

Mas para quem esse anime/manga é destinado? Principalmente a aqueles que tocam algum instrumento ou se interessam pela trajetória de uma banda, querem saber como são os problemas, tudo que um pequeno grupo passa antes de se tornar reconhecido.
 O que vejo muitos que assistiram o anime é mostrando as músicas para quem não assistiu “ouve essa música, é do anime e tal, é demais, você vai adorar!”, mas o que acontece na maioria das vezes é que quem ouve a música sem ter visto o anime acha ela simples, e por muitas vezes, nem gostando de tal. Isso ocorre, esse amor pelas músicas de Beck, por quem assistiu, pois acompanhando o anime, você presencia a música sendo criada, a história por trás dela, o porquê dos personagens tocá-la e cantá-la com tanto amor e dedicação. Essa emoção é passada para quem assiste. Você se sente membro da banda, assistindo você quer que a banda supere os problemas, consiga se destacar, deseja ver aonde que tudo isso vai acabar.  Mesmo se você, que está lendo esse post, não toque um instrumento ou se interesse pela trajetória de uma banda, de uma chance ao anime, assistindo os três primeiros episódios, pois o anime trata diversas coisas além de música como a verdadeira amizade e problemas cotidianos da vida de um adolescente.
O anime possuí apenas 26 episódios e foi produzido pela MadHouse. Recomendo que para aqueles que terminaram de assistir o anime leiam o manga, ficara mais fácil de identificar as música, pois ler o manga tendo uma noção de como o autor gostaria que fossem as músicas é outra coisa, é ótimo demais. O anime não tem um fim conclusivo, pois a MadHouse queria fazer mais de uma temporada, mas devido a direitos autorais de músicas e dubladores ficaria inviável, devido aos custos, continuar produzindo o anime.
O mangá possui 34 volumes divididos em 101 capítulos mais mangás extras contando o encontro de Harold com o Red Hot Chili Peppers (mangá “Under the Bridge”) e outro extra contando um dia marcante sobre Eddie Lee, amigo de Ryuusuke e membro da mais popular banda de rock na série.
Além do mangá e anime a série possui dois cds com a trilha sonora do anime sendo o primeiro intitulado de Keith e o outro de Beck (nomes dos cachorros presentes no anime).  Um terceiro cd foi produzido com o nome de Devil’s way, com músicas criadas pelos fãs do anime, cada música é uma tentativa de reproduzir a mítica música que Eddie Lee tocada apenas para Koyuki por telefone, vale muito a pena conferir.
Imagem do CD BECK

Imagem do CD KEITH

Imagem do CD Devil's Ways

O anime possui um filme em Live Action lançado em 2010 dirigido por Yukihiko Tsutsumi. O filme faz um resumo de toda a série, com novas músicas devido aos direitos autorais das antigas. O filme por sua vez não trás Koyuki como o personagem principal, mas sim, Ryuusuke.  Ele tem duração de 2 horas e 26 minutos. O elenco do filme trás os atores: Sato Takeru como Tanaka Yukio, Mizushima Hiro como Minami Ryuusuke, Mukai Osamu como Taira Yoshiyuki, Kiritani Kenta como Chiba Tsunemi, Nakamura Aoi como Yuji Sakurai e finalmente, Kutsuna Shiori como Minami Maho.

Imagem dos atores e seus respectivos personagens:

Saku

Chiba

Taira

Koyuki

Ryuusuke

Maho

O Live não é 100% fiel a história mas segue boa parte dela, uma grande reclamação quanto ao live action é a falta de carisma de alguns personagens, trilha sonora diferente da do anime, e nas cenas que o Koyuki canta, simplesmente não há o som de sua voz, o filme queria tentar fazer com que a voz dele fosse algo mítico e que nós devessemos imagina-la. Para muitos isso serviu mas para outros não. Recomendo que assista o anime e depois vá ver o filme como um complemento, assim, tire suas próprias conclusões.

Agora algumas informações nerds extras em relação ao anime:
·         Durante o anime é possivel ver alguns grandes nomes da música como Jimmi Hendrix, John Lennon, Jim Morrison, Janis Joplin, Kurt Kobain, Bob Marley
·         Eiji no começo do anime e mangá aparece tocando uma Stratocaster e segue com uma durante o anime e mangá, mas a uma diferença durante o Greatful Sound do mangá em relação ao anime. No anime Eiji permanece com a stratocaster, logo no mangá ele participa do festival com uma Ibanez.
·         Eddie Lee é claramente inspirado em Kurt Cobain da banda grunge Nirvana
·         Diversos modelos de guitarra são apresentados no anime e mangá, podendo citar algumas como: Fender Stratocaster, Gibson Les Paul, Fender Telecaster, Gibson SG, um violão Gibson L48, Gretsch White Falcon, Fender Mustang
·         O baixo do Taira é um modelo Musicmans Stingray
·         Durante o mangá a banda passa por diversos lugares memoráveis em relação à música como a Abbey Road, lugar onde os Beatles tiraram a foto para o seu 12º álbum, que levou o mesmo nome da rua em seu título
·         Um dos maiores gastos do estúdio da MadHouse durante a produção do anime foram comprando direitos autorais para poder colocar a música “I’ve Got a Feeling” dos Beatles no festival final do anime
·         Algumas capas de volumes do mangá são baseadas em imagens de CDs famosos como a do volume 6, capítulo 16, onde sua capa é inspirada no álbum Nervermind do Nirvana
·         A guitarra Lucille usada por Ryuusuke é inspirada na lendária guitarra do B.B King, guitarra que possuí uma história muito interessante e tema de uma de suas músicas
·         Beck possui um jogo para Playstation 2, game muito parecido com o clássico jogo de música Guitar Hero.

Apesar de esse post ter ficado gigantesco eu espero que tenham gostado, graças a esse anime que me tornei guitarrista e espero que vocês possam viver essa experiência também. Deem uma chance a esse anime fantástico que tem em sua estrutura uma trilha sonora impecável, ótimo enredo e personagens altamente carismáticos. Minha nota para esse anime/mangá é de seis esferas do dragão.
Como sempre, desejo a todos vocês tudo de melhor sempre jovens, aquele abraço e... Até a próxima pessoal! =D

Um comentário: